Em agosto: lançamento do livro ‘Pequeno leitor de papel’, em São Paulo

Está longe, mas, já que está tudo acertado, segue abaixo o convite de lançamento do meu livro, originado do mestrado que defendi na Universidade de São Paulo. Será no dia 12 de agosto, às 18h30, na livraria Cultura, em São Paulo.

peq leitor de papel CONVITEReproduzo aqui também o texto de contracapa, de autoria da minha orientadora no trabalho, Nancy Nuyen Ali Ramadan, professora na ECA-USP, que explica um pouco o objetivo da obra:

Num país certamente pouco conhecido pela atenção dispensada ao leitor infantil, exceto quando a ideia surge vinculada ao consumo, o livro dessa jovem autora traz mais que uma contribuição: ocupa um espaço muito importante. A saber, um espaço de reflexão reservado para pais e profissionais da comunicação – especialmente os jornalistas voltados para esse público.

Envolvendo um minucioso trabalho de pesquisa, paciência e muito questionamento de percurso, o livro traz o perfil do Leitor de Papel, criança entrevistada pelos cadernos de jornais paulistanos – Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo –, cuja fala aparece nos textos publicados. Só esse perfil já justificaria a importância da pesquisa. Porém, Juliana vai além, e olha de forma crítica para esse fazer jornalístico tão pouco estudado. Num texto fluente, a análise dos dois cadernos voltados às crianças dos dois maiores jornais de São Paulo é certeira.

Deixe um comentário